O termo remete as conhecidas águas termais da nossa cidade, porém abrange a história do município, das fontes existentes na cidade, das propriedades química da água, da preservação as nascentes, do turismo, ecologia e sustentabilidade.
Conteúdos abordados no encontro:
TERMALISMO: o uso da água mineral natural e outros meios complementares para fins de prevenção, terapêutica, reabilitação ou bem-estar.
TERMALISTA: utilizador dos meios e serviços disponíveis num estabelecimento termal.
TERMALISMO MUNDIAL: Um dos fatores de desenvolvimento das viagens na Antiguidade segundo Mourão (1992), foi o Termalismo. O cidadão romano há dois mil anos, podia frequentar estações termais espalhadas pelo domínio do Império Romano. As grandes Estâncias Hidrominerais progrediam aceleradamente com a invenção da estrada de ferro na época que facilitaram o acesso às estações de águas.
TERMALISMO NO BRASIL: No Brasil, a legitimação do uso das águas termais acontece a partir de 1818,.data associada à criação da primeira estância termal brasileira
Foi durante o século XIX que nasceram e se desenvolveram as práticas termais em espaços institucionalizados pela medicina brasileira.
TERMALISMO EM ÁGUAS DE LINDÓIA: Em 1926 Dr. Tozzi, conseguiu trazer para a nossa cidade a renomada cientista Madame Curie, prêmio Nobel de Química e Física que observando nossas águas, constatou suas propriedades terapêuticas.
Em 1929 o Dr. Tozzi construía seu pequeno consultório para. atender pessoas que passavam por esta região
Em 1954 iniciava a construção do novo Balneário, projetado por Oswaldo Arthur Bratke, com colaboração de artistas como o paisagista Roberto Burle Marx e o artista plástico Lívio Abramo.
Inaugurado dia 01 de novembro de 1959, o Balneário da Capital Termal do Brasil, hoje, oferece mais do que serviços, oferece momentos de lazer, relaxamento e paz para você e sua família.
Em 04 de novembro de 2010, o Estado de São Paulo doou o Balneário ao Município. No dia 02 de março de 2012 aconteceu a cerimônia de outorga da escritura do Balneário, tornando-o definitivamente Balneário Municipal de Águas de Lindóia, através da Lei 918 de 2009.
De 2012 a 2014 o Balneário aumentou a oferta de serviços gerando aumento considerável na receita.
Cria em 2014, sua filosofia, seu posicionamento frente aos públicos que se relaciona por meio do seu código de conduta.
ASPECTOS SOCIAIS: Dentre os 560 municípios brasileiros com os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH), (superiores a 0,8 no ano 2000). As estâncias hidrominerais somam em 35 (Rego et al., 2008). Nos estados de São Paulo e Minas Gerais, todas estão em destaque. Águas de São Pedro/SP possui o segundo índice nacional, Poços de Caldas/MG o mais elevado em seu estado, com São Lourenço/MG na terceira posição.
TERMALISMO SOCIAL: A Diretoria Municipal de Saúde em parceria com Balneário Municipal, lançou em março de 2013 o projeto termalismo social. Este projeto foi destaque no programa bem-estar da rede globo. Em 2015 foi aprovada pela Câmara Municipal a lei 2.964/2015 que trata da PNPIC – SUS
Desde o lançamento do projeto, já foram atendidos novecentos munícipes pelo SUS.
Visite o
Balneário Municipal de Águas de Lindóia-SP.
Mais história?
Águas Termais e Balneário Municipal.